9 de agosto de 2016
10 de outubro de 2016 a 10 de julho de 2017
Decorre no Centro Ecológico Educativo a 2ª edicção do Curso de Ilustração Ciêntifica & Desenho de Natureza coordenado pelo formador Marco Nunes Correia. Ainda é possível proceder à inscrição.
CURSO DE LONGA DURAÇÃO: 1 ANO LETIVO– 3 MÓDULOS TRIMESTRAIS – 1 DiA POR SEMANA – 4 hORAS POR DiA
1. OBJECTIVO
Pretende-se com este programa apresentar detalhadamente o curso livre de Ilustração
Científica & Desenho de Natureza, bem como as condições em que nos propomos leccioná-lo.
2. DESCRIÇÃO GERAL
Designação
Curso de Ilustração Científica & Desenho de Natureza
Área de Formação
Desenho e Ilustração
Subárea
Comunicação Científica
2.1. ENQUADRAMENTO
Perante um interesse crescente em áreas de especialização direcionadas para a componente
visual da comunicação científica, pretende-se com este curso uma abordagem global de um
campo específico da ilustração, a ilustração científica. Centrada na comunicação visual de
factos e conceitos nas diversas áreas científicas, diversifica o seu registo gráfico em função
dos diferentes públicos-alvo, dos objetivos e formatos de publicação, sendo mais premente a
sua aplicação nas áreas da educação e sensibilização ambiental, estabelecendo a ponte entre
a comunidade científica e o grande público.
Neste curso iremos explorar o desenho, em contato direto com a natureza, recorrendo a técnicas específicas de observação e de registo, aplicadas a diferentes objetos naturais. A este
tipo de registo, prática comum entre os ilustradores científicos, chamamos desenho de campo (field sketching). Suporta uma parte importante da informação, indispensável ao desenvolvimento de uma ilustração científica. No caderno de campo (designado de diário gráfico
entre os artistas) o ilustrador científico regista diversas situações, podendo ir do simples esboço, mais gestual, a um desenho de análise sintética ou até a um registo detalhado composto
por diferentes vistas, padrões e texturas, complementado por anotações e legendas.
2.2. COMpETêNCiAs A ADQUiRiR
O desenho em particular, e o domínio de diferentes técnicas analógicas a preto e branco e
cor, constituem a base prática, intensiva, a partir da qual se abordará a comunicação científica, tendo em conta o rigor que lhe está associado.
No final do curso (realização dos três módulos), os participantes deverão estar aptos a:
• Aplicar técnicas de observação e representação de modelos naturais, visando o desenvolvimento de capacidades ao nível da percepção visual e cognitiva;
• Compreender os princípios e metodologias de projecto aplicados à ilustração científica;
• Conhecer as convenções de representação genéricas e aplicar convenções
específicas a cada tema de história natural abordado;
• Conhecer e aplicar as técnicas artísticas mais comuns em ilustração científica.
2.3. DEsTiNATáRiOs
Público em geral, estudantes de artes ou ciências (a partir dos 15 anos) e professores, com
interesse pelo desenho de observação, ilustração e biologia, com ou sem experiência em
desenho.
3. COORDENAÇÃO DO CURSO E CORPO DOCENTE
Coordenador do Curso
Marco Nunes Correia
Corpo Docente
Marco Nunes Correia, com participação de professores/ilustradores convidados para seminários/
workshops (a definir 1 seminário/workshop por módulo). Entre os quais se salientam: Pedro
Salgado; João Catarino; Pedro Salvador Mendes, enquanto convidados da 1ª edição 2015/16.
4. ESTRUTURA DOCURSO
4.1. METODOlOgiA EORgANizAçãO
• Aulas teórico-práticas com mostra de materiais áudio visuais, estudos, trabalhos originais e exemplos impressos. Biblioteca especializada, com mais de 30 títulos.
• Realização de saídas de campo a espaços naturais (com uma saída de fim de semana por cada módulo – a definir).
• O curso compreenderá 3 módulos, sendo o primeiro módulo obrigatório, na medida em que dará precedência à realização dos 2 módulos seguintes (facultativos) com a seguinte estruturação:
Módulo 1 – Obrigatório*
Enquadramentos da Ilustração Científica (histórico, técnico e temático)
Técnicas a explorar – Grafite e tinta da china
1 saída de campo
Módulo 2 – Facultativo
Bases teóricas – Teoria da Cor, fundamentos científicos nas diversas áreas temáticas abordadas e respectivas convenções de representação.
Técnicas a explorar – Aguada a tinta da china, aguarela, guache e acrílico
1 saída de campo
Módulo 3 – Facultativo
Bases teóricas – Teoria da Cor, fundamentos científicos nas diversas áreas temáticas abordadas e respectivas convenções de representação.
Técnicas a explorar – Lápis-de-cor, pó-de-grafite e técnicas digitais
1 saída de campo
4.2. PROGRAMAÇÃO
Módulo 1
Parte I
• Enquadramento Histórico
As origens do desenho e breve história da ilustração científica, do renascimento à actualidade. A Ilustração científica em Portugal (5 séculos de ilustração).
• Enquadramento técnico
Apresentação das técnicas analógicas mais comuns em ilustração científica e os materiais
mais utilizados.
• Enquadramento Temático
Apresentação de cada área temática de especialização
Parte II
• Elementos do desenho / desenho de observação
( Exercícios realizados a partir de modelos naturais, recorrendo a técnicas básicas de desenho baseadas no método de Betty Edwards)
• Projetos:
1 – Grafite
2 – Tinta da china sobre polyester
3 – Tinta da china sobre scratchboard
Módulo 2
Parte I
• Teoria da cor
Noções básicas de Teoria da cor, em associação com as técnicas a abordar.
Parte II
• Projetos:
1 – Aguada a tinta da china
2 – Aguarela (pigmento translúcido)
3 – Guache vs acrílico (pigmento opaco)
Módulo 3
Parte I
• Teoria da cor
Noções básicas de Teoria da cor, em associação com as técnicas a abordar.
Parte II
• Projetos
1 – Lápis de cor
2 – Pó de carvão/grafite
Parte III
• Técnicas digitais
Digitalização de originais, edição e artes finais;
Ilustração digital – imagens bitmap e vetoriais.
NOTA
Em todos os módulos, cada projecto será antecedido pela mostra de originais, exemplos impressos e demonstrações técnicas. Seguem-se exercícios práticos, escolha de modelos de referência e consulta bibliográfica, desenhos preliminares e execução das ilustrações finais.
5. CALENDÁRIO
Módulo 1
Início: 26 de Setembro
Fim: 12 de Dezembro
Dia da semana: 2ª feira
Horário: 13h às 17h (turma A – diurno); 19h às 23h (turma B – noturno)
Número total de horas: 48
Número de semanas: 12 semanas
Módulo 2
Início: 9 de Janeiro
Fim: 27 de Março
Dia da semana: 2ª feira
Horário: 13h às 17h (turma A – diurno); 19h às 23h (turma B – noturno)
Número total de horas: 48
Número de semanas: 12 semanas
Módulo 3
Início: 17 de Abril
Fim: 10 de Julho
Dia da semana: 2ª feira
Horário: 13h às 17h (turma A – diurno); 19h às 23h (turma B – noturno)
Número total de horas: 48
Número de semanas: 12 semanas
NOTA
As aulas serão lecionadas no Centro ecológico e Educativo do Paul de Tornada e nos locais de realização das saídas de campo
6. INSCRIÇÃO
• Cada candidato deverá solicitar o boletim de inscrição para o endereço de e-mail:
ic6dn.curso@gmail.com
• Juntamente com o boletim de inscrição serão enviadas instruções para o pagamento da taxa de inscrição, a fim de efetivar a mesma e garantir a ocupação da vaga
• Data limite de inscrição: 23 de Setembro de 2015
6.1 REQUISITOS DE ADMISSÃO
• Interesse em desenho de observação, ilustração e biologia/história natural, com ou semexperiência em desenho
• Para inscrição nos módulos 2 e/ou 3, é obrigatória a realização do módulo 1.
6.2. DiMENSÃO DAS TURMAS
• Qualquer um dos módulos funcionará apenas com o número mínimo de 10 participantes por turma
• Serão aceites até um máximo de 15 participantes por turma
• Para efeito de preenchimento das vagas será considerada a data de pagamento da taxa de inscrição
6.3. CERTIFICAÇÃO
No final do curso será entregue um certificado** de participação, atribuído pelo formador e
pelo Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada.
7. CUSTO
Qualquer um dos módulos terá um custo, por participante, de 360€ *** (IVA Incluído)
Acresce uma taxa de inscrição, no primeiro módulo, de 100€****
_______________________________________________
**Dado que se trata de um curso livre para aprendizagem de técnicas específicas de ilustração científica, não existirão avaliações
formais. O curso não atribui qualquer creditação de ECTS.
***As saídas de campo não estão incluídas na carga horária do curso, sendo por isso de participação facultativa, uma
vez que as despesas inerentes a cada saída não estão incluídas no preço do módulo correspondente. No final de cada
módulo será entregue a cada participamte a fatura/recibo correspondente.
****No início do curso (módulo 1) será entregue a cada aluno um kit (valor da taxa de inscrição) composto pelos
seguintes materiais:
a) 3 lápis de grafite (HB, 2B e 4B)
b) 1 borracha branca
c) 1 borracha “miolo de pão”
d) 1 pincel com depósito de água
e) 1 caixa de 6 canetas de feltro com diferentes espessuras
f) 1 caneta de feltro aguarelável
g) 1 estojo de pastilhas de aguarela
h) 1 caderno de campo papel de aguarela 21x13cm
i) 1 conjunto de aparos e respetivo suporte
j) 1 tubo de tinta da china
l) 1 estilete (bisturi)
m) 1 prancha de scratchboard A3 (dimensão aproximada)